Blog do Ap Josué Barbosa

sábado, 31 de julho de 2010

O NOVO NASCIMENTO

O NOVO NASCIMENTO
A isto respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. JOÃO 3:3

Introdução

É pelo nascimento que uma pessoa entra na vida neste mundo, embora já existisse no útero de sua mãe, depois de uma gestação que normalmente tem a duração de nove meses, a criança vem ao mundo e passa a fazer parte dele, então começa a formação do caráter da criança bem como sua formação física, é neste período, ou seja, depois do nascimento, que o ser humano precisa de cuidados dos pais, que oferecem para ele uma alimentação adequada para cada fase de sua vida, alem dos cuidados necessários, este é o nascimento físico pelo qual todos passam. Na consolidação da vida espiritual acontece o mesmo, você que nasceu como está escrito neste texto: “da água e do Espírito”, ou seja, passou pelo novo nascimento, necessita do genuíno leite espiritual, para crescer e frutificar (I Pedro 2:20). É nesta fase que você precisa de todo cuidado para crescer forte e sadio, como se fosse uma criança no mundo físico. Só que os cuidados são para a vida espiritual.

O QUE É O NOVO NASCIMENTO?

A Bíblia diz que estávamos mortos em nossos próprios delitos e pecados (Efésios 2:1), isto quer dizer que estávamos separados de Deus, isto é fato (Rm 3:23), e sem esperança de mudança, nada que fizéssemos poderia mudar nossa situação, a nossa dívida era imensa. No entanto, quando Cristo veio e morreu na cruz por cada um de nós, deu-nos uma oportunidade de mudarmos de vida. Quando uma pessoa em um ato de fé recebe a Cristo para ser o seu Salvador, Deus opera de forma tremenda através da REGENERAÇÃO, que é um novo nascimento, o nascimento espiritual que é um ato de Deus pelo qual somos admitidos na sua família, não consiste em mudar a velha natureza e sim de receber uma nova natureza, essa natureza é dada por Deus no momento em que a pessoa se arrepende de Seu pecado e se dirige a Ele para a Salvação (Efésios 2:5). A Bíblia diz em 2 Coríntios 5:17 que; “...se alguém está em Cristo é nova criatura, as coisas velhas já passaram eis que tudo se fez novo”. Esta é uma verdade bíblica, ao mesmo tempo em que é uma garantia para quem nasceu de novo.

FILHOS POR ADOÇÃO

Em Gálatas 4:5 “Para resgatar os que estavam sob lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos”. A adoção de filhos começa no momento em que uma pessoa se arrepende de seu pecado e recebe a Cristo como Salvador, a segurança da salvação pode ser desfrutada agora mesmo, não é um evento futuro, pois o Apóstolo João disse: “Amados, agora somos filhos de Deus”, (I João 3:2), se o crente está ciente desta realidade com certeza entrará em conflito com o mundo, pois terá a responsabilidade de viver como filho de Deus, esta verdade somente é revelada pela fé, por isso o mundo não nos reconhece como filhos de Deus. É imprescindível que você entenda que pela adoção nos tornamos de propriedade exclusiva de Deus, (I Pedro 2:9), isso nos Habilita a adorá-lo, o que nos leva a deduzir que qualquer outra forma de adoração deve ser desprezada, pois nossa adoração deve ser voltada exclusivamente para Deus, temos de ter na consciência que somente Deus é suficiente para atender nossos anseios e digno de toda adoração, pois a sua Glória Ele não reparte com ninguém (Isaías 42:8).

PRIVILÉGIOS DOS FILHOS DE DEUS

O AMOR DO PAI

Quando não conhecíamos a Deus, éramos filhos da desobediência (Efésios 5:6), e a Ira de DEUS estava sobre nós, (Colossenses 3:6). Contudo, através de Cristo e sua obra redentora nos tornamos um com o Pai, e o amor do pai foi derramado em nós de maneira especial, pois Deus passou a nos amar como ama o seu próprio Filho. (João 17:20-23).

O CUIDAO E O CONFORTO DO PAI

O Pai tem cuidado de seus filhos, dando a eles a certeza de que todas as coisas que necessitarem, vos serão acrescentadas, àqueles que buscarem em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça (Mateus 6:33-34), O Senhor está dizendo claramente que não devemos viver ansiosos por coisa alguma. Ao mesmo tempo o Senhor nos conforta dando-nos a certeza de que estará conosco quando passarmos por aflições
(João 16:33), o Apóstolo Paulo agradeceu a Deus pela sua consolação ( II Coríntios 1:3-4).

LIBERDADE DE CHEGAR À PRESENÇA DO PAI

Uma vez regenerados e purificados pelo Sangue de Cristo, temos agora livre acesso ao Pai, não precisando de intermediários a não ser o próprio Cristo, por isso, o servo de Deus pode em qualquer momento entrar em sua presença, tendo a certeza que Ele fará qualquer coisa que esteja dentro de sua vontade, e não fira os seus princípios, em nosso favor, Romanos 5:1,2. Em Hebreus vemos que Deus se compadece de nós Hebreus 4:14-16.


Conclusão

Através do Novo Nascimento, nos tornamos filhos de Deus e consequentemente seus adoradores. Adquirimos também privilégios que só quem adora a um Deus soberano pode ter. O Senhor quer que depositemos nele toda nossa confiança e em Jesus Cristo seu Único filho como Salvador.

Josué Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário